Quem sou eu

Minha foto
Caraguatatuba, São Paulo, Brazil
Amo cinema e escrever sobre ele.

27 de março de 2011

A rede social (2010)


Você já tem um facebook? Provavelmente sim, pois é o site de relacionamentos que mais cresce no mundo. Mark Zuckerberg é o bilionário mais jovem do mundo, criador do facebook homenageado nessa cinebiografia.

Como podemos ver no filme, indicado ao Oscar, Mark é um jovem mimado e rebelde, mas com uma imensa determinação que passava horas em seu blog, mesmo em festas onde todos se divertiam enquanto ele não tirava os olhos da tela. Estudante de Harvard, ele sempre esteve além de seus companheiros.

Jesse Eisenberg foi quem interpretou Mark. Ganhou apenas uma indicação ao Oscar, mas consegue nos passar a imagem de um verdadeiro nerd. Inclusive é muito parecido com um amigo meu, Marcos Simaika, o nome dele, até no nome eles são parecidos. Ótimo.

David Fincher também não levou a estatueta, mas nos mostra um filme agradável, com linguagens para quem entende de programação de computador, mas sem ser complexo ao mesmo tempo. Seu currículo como diretor, como Seven, O quarto do pânico e Clube da luta, nos fazem confiar nele e ele não nos desaponta.

O roteiro é baseado no livro de Ben Mezrich, do qual foi o vencedor do Oscar. Confesso que não li o livro, portanto não posso opinar sobre a qualidade da adaptação, mas a Academia não daria o prêmio, caso fosse decepcionante. Quem sabe um dia eu leia o livro e volte aqui a dar minha opinião sobre o tema.

A montagem foi outra campeã do Oscar. No estilo de videoclipes, para agradar jovens, que são a maioria entre os internautas, mas mesmo assim sem tirar a qualidade das interpretações. Além também de mostrar alternadamente numa parte a história de Mark quando ele foi processado pelos sócios e na outra parte sua construção do facebook. Montagem muito bem feita.

A fotografia é básica e nada extraordinária, talvez o motivo de ter sido apenas indicada ao Oscar. Claro que também não é desagradável.

A trilha sonora, ganhadora do Oscar, possui bandas como White Stripes, da qual faz parte da época da história do filme. Particularmente não faz parte do meu gosto, mas não deixa de ter suas qualidades.

A mixagem do som teve também uma indicação ao Oscar. Detalhes técnicos que geralmente os vencedores são filmes de ficção, como nesse caso também, pois A Origem quem foi o ganhador.

Enfim, um filme atual, bem feito e que não decepciona mesmo aqueles que não são muitos fãs de internet, pois o filme não é apenas sobre isso, fala também de amor, que na verdade era o maior objetivo de Mark.


Nenhum comentário:

Postar um comentário