Quem sou eu

Minha foto
Caraguatatuba, São Paulo, Brazil
Amo cinema e escrever sobre ele.

1 de março de 2009

Alimentação natural


Hoje em dia é difícil seguir uma alimentação saudável, mas não é impossível, basta se impor e se disciplinar.
Os piores tipos de alimentos são os a base de açúcar, sal e frituras, pois eles são extremamente nocivos a saúde. Evite-os o máximo que puder!
As melhores alternativas seriam os famosos legumes, verduras e frutas.
Porém, a natureza foi feita para se aproveitá-la da maneira que ela é e sem nenhum tipo de alteração.
Dessa maneira, os legumes, em sua maioria, para se aproveitar, nós devemos cozinhá-los, ou seja, eles sofrem uma alteração de seu estado natural. Então não seria a melhor opção. Mas desde que queira ingeri-los naturalmente, como a cenoura, por exemplo, ou a beterraba ou o tomate, pode muito bem fazer, desde que seja sem sal. Os legumes cozidos não chegam a ser nocivos, mas também já não são mais alimentos cem por cento naturais, pois perderam um pouco de seus nutrientes.
Agora as verduras, apesar de a maioria ser ingerida naturalmente, é comum as pessoas temperá-las, por isso também não são as melhores opções. Mas, assim como os legumes, também podem ser ingeridos, sem sal, sem nenhum problema.
Já as frutas, sem dúvida nenhuma são as melhores opções. No máximo que alguém poderia dizer delas de alguma alteração, é quando fazem salada de frutas ou sucos, aonde vai açúcar, mas a maioria das pessoas as ingere naturalmente. As frutas já possuem um açúcar natural, necessário para sobreviver. Coma fruta a vontade!
Quanto à bebida, não são todas as pessoas que possuem condições financeiras de comprar sempre água mineral, muito menos de côco, mas sempre puder, compre-as e, no caso, use pelo menos água filtrada.
Infelizmente hoje em dia é difícil encontrar legumes, verduras e frutas livres de agrotóxicos, mas, se for possível ter uma própria plantação, mesmo que seja pequena, ou conseguir comprar diretamente de alguma pessoa que você tenha certeza que não usa agrotóxico, seria muito bom.
Eu sei que é difícil ficar comprando muitas frutas, legumes e verduras, mas se for ver bem, não fica tão caro, principalmente se for levar em consideração o corte da compra de refrigerantes, sal, açúcar, óleo de fritura...
Com certeza, devido ao costume, fica difícil largar de certos tipos de alimentos, mas basta ir aos poucos, na hora de comer, trocando os alimentos por um mais saudável.
Está com sede? Beba água mineral, chupe laranja(s), melancia, água de côco...
Está com fome? Coma banana, maçã, goiaba, manga...
Existe sempre uma ótima alternativa não só saudável, mas também prazerosa para um refrigerante e um lanche feito com hambúrguer. . .

Evolução

Nossos antepassados, na época em que o fogo ainda nem tinha sido dominado, se alimentavam naturalmente. Mas então por que eles viviam menos que a gente? Porque na época não se tinha noção de higiene, nem de doenças, fatores muito importantes para uma vida saudável, além da alimentação natural. Mas não quer dizer que só porque hoje temos uma boa higiene e sabemos nos prevenir melhor das doenças, que devamos nos alimentar da pior maneira. Com a descoberta do fogo, nossos antepassados passaram a assar e cozinhar os alimentos. Depois, com o passar dos anos também começaram a fritá-los. Chegando hoje em dia, com diversos alimentos altamente nocivos a saúde.
Obviamente que, por mais que tenhamos alimentação natural, boa higiene e prevenção de doenças, mais dia menos dia, a morte baterá em nossa porta e não existe nada que possa impedir isso, mas para quem não quer ter o mínimo de problemas com saúde e chegar à velhice saudavelmente, a alimentação natural é a melhor opção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário